Informativo

Alunos e Professor do Laboratório de Celulose e Papel participam de Tournée Tecnológica na Europa

Entre os dias 13 e 17 de maio de 2019, um grupo de cinco alunos de Pós-Graduação, orientados do Professor: Cláudio Mudadu Silva, participaram de uma Tournée Tecnológica em Estocolmo (Suécia) e Helsinque (Finlândia).

A Tournée envolveu a participação do grupo no 4th Baltic Conference Series – Materials & Chemical Technology (4° BCS) além da realização de visitas técnicas no Research Institutes of Sweden (RISE) e no Innovation Centre for biomaterials – Stora Enso, ambos em Estocolmo.

No 4° BCS, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar 8 trabalhos técnico-científicos oriundos de pesquisas de mestrado e doutorado relacionadas com os aspectos ambientais do setor de celulose e papel: tratamento e reuso do efluente tratado no processo industrial, alternativas para o uso de dregs, drits e lixiviado de caldeira de recuperação química, tratamento e digestão anaeróbia de lodo secundário, entre outros. O aluno de doutorado Rogério Farage foi agraciado com o prêmio na categoria “Pesquisador do Ano” na conferência.

O Research Institutes of Sweden (RISE) é um instituto de pesquisa com amplo espectro: agricultura e alimentação, inteligência artificial, bioeconomia, biorrefinaria, construção, economia circular, energia, combustíveis não fósseis, análise de ciclo de vida, celulose e papel, têxtil, água e tecnologia da madeira. Os participantes da tournée visitaram laboratórios de pesquisa, além de protótipos para fabricação de fibra de carbono, cuja aplicação principal é a fabricação de polímeros reforçados para as indústrias de papel e tecido.

Já o Innovation Centre for Biomaterials da Stora Enso, empresa sueco-finlandesa cujo foco é a produção de materiais renováveis baseados na madeira e biomassa. Os participantes da tournée conheceram os princípios e objetivos da empresa, além das principais linhas de pesquisa: embalagens e papelão, papel, produtos a base de madeira, biocompostos, lignina, polpa celulósica, paletes de madeira, entre outros.

A participação na tournée tecnológica rendeu experiências ímpares ao grupo. Além do rico intercambio científico, o grupo pode observar que as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Celulose e Papel da UFV estão alinhadas às novas tendências mundiais, com foco na metodologia analítica para otimização do processo fabril de polpa celulósica, bem como no reaproveitamento dos subprodutos.

A tournée tecnológica só foi possível mediante a ajuda imprescindível da UFV através dos Departamentos de Engenharia Florestal e Engenharia Civil, do Programa de Pós-Graduação de Ciência Florestal, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da empresa Klabin no nome de seu diretor Francisco C. Razzolini a quem ficamos muito gratos. Agradecemos também à colaboração de Dra. Danila Morais de Carvalho pela ajuda na viabilização das visitas e do Dr. Kalle Ekman (Stora Enzo) e Dra. Ewellyn Capanema e Tatjana Karpenja (RISE) por cordialmente terem nos recebido nas suas instituições. Nossos sinceros agradecimentos a todos.