SERVIÇOS

Atualmente, o Laboratório de Celulose e Papel da Universidade Federal de Viçosa (LCP-UFV) conta com uma equipe técnica altamente qualificada e com facilidades laboratoriais modernas, que permitem desenvolver atividades de assessoria técnico-científica com rapidez e qualidade, a custos competitivos. Os serviços de assessoria técnico-científica do LCP-UFV são abrangentes em natureza e em clientela, tendo atendido, nos últimos anos, a mais de 50 clientes nacionais e internacionais nas áreas de matéria-prima, processos, qualidade do produto e controle ambiental.

A equipe técnica do LCP-UFV atua em assessoria técnico-científica focada em três áreas principais: pesquisa e desenvolvimento, prestação de serviços e consultoria técnica. Os programas de pesquisa do LCP-UFV são voltados ao desenvolvimento de tecnologias de ponta para a produção de celulose e papel, especialmente a partir da madeira de eucalipto. Os resultados das pesquisas efetuadas no âmbito do LCP-UFV fornecem subsídios às indústrias nacionais na elaboração de planos de expansão e na tomada de decisão quanto à implementação de novas tecnologias. O LCP-UFV, por meio da prestação de serviços, avaliando processos tecnológicos, matérias-primas e produtos, gera informações que auxiliam as indústrias de celulose e papel e seus fornecedores na tomada de decisões de natureza técnica e, especialmente, na solução de problemas relativos à matéria-prima, processo e controle ambiental.

O grupo de pesquisadores do LCP-UFV atua diretamente com a indústria nacional de celulose e papel, prestando consultoria técnica, auxiliando na adaptação de pacotes tecnológicos internacionais ao processo produtivo destas empresas, na solução de problemas pontuais e na elaboração de programas de tecnologia.

Nos últimos 10 anos, o grupo de tecnologia do LCP-UFV tem se dedicado à assessoria técnico-científica visando atender às necessidades da indústria nacional de celulose e papel, em quatro áreas principais: (1) adaptação de novas tecnologias à manufatura de celulose e papel a partir do eucalipto, (2) desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação de celulose branqueada de eucalipto, de baixo impacto ambiental; (3) desenvolvimento de novas tecnologias, de produtos e otimização de processos industriais de fabricação de celulose e papel; (4) otimização de Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

Os trabalhos realizados no LCP-UFV permitiram à indústria nacional absorver tecnologias desenvolvidas em outros países e, com rapidez, adaptá-las à produção de polpa branqueada de eucalipto. Este trabalho é aceito e reconhecido pela indústria como importante ferramenta nos seus esforços para redução de custos operacionais, redução do consumo de água e energia e redução da descarga de poluentes de suas fábricas.

As pesquisas científicas desenvolvidas no LCP-UFV resultaram no desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação de celulose kraft de eucalipto, algumas já em operação na indústria nacional e outras ainda em fase de consolidação.

O grupo de tecnologia de celulose e papel do LCP-UFV tem trabalhado de maneira alinhada com a indústria nacional de celulose no sentido de otimizar as suas linhas de fibra. Este esforço tem resultado em redução do custo de produção de celulose, melhoria da qualidade do produto, diminuição do consumo de energia e redução da carga poluente das fábricas de celulose.

Nos últimos anos, o LCP tem ampliado, significativamente, suas atividades de assessoria, em nível internacional, em países interessados na tecnologia de produção de celulose branqueada de eucalipto, destacando-se países tais como EUA, Tailândia, China, Chile, Uruguai, Argentina, Espanha, Portugal e Índia. Os esforços principais têm sido na área de qualidade da madeira de eucalipto para a fabricação de celulose kraft.

O público alvo do LCP-UFV, no que tange ao desenvolvimento de tecnologia, é, sem dúvida, a indústria de celulose e papel e seus fornecedores. O reconhecimento do LCP-UFV pelo segmento industrial tem sido evidenciado pelo grande interesse por suas patentes e publicações científicas, pelo estreito relacionamento dos seus professores e pesquisadores, pelo significativo número de solicitações técnicas da indústria, pela doação de equipamentos e de material e pelo aporte financeiro.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados